Unidade para lutar
Processos congelados
Foi debatido o problema dos processos de mudança de níveis e de enquadramento profissional. Muitos destes processos estão parados na prefeitura há vários anos. O Sepe Lagos orienta aos profissionais dar entrada com processo administrativo solicitando estas mudanças e contactar o sindicato, enviando para o email da entidade (sepe.lagos@gmail.com) o protocolo e o inteiro teor da solicitação. Assim, o departamento jurídico do sindicato poderá iniciar uma ação coletiva.
Gestão democrática
Outro assunto discutido pela assembleia foi o problema do desrespeito à gestão democrática das escolas municipais de Búzios. Foi decidido denunciar ao Ministério Público a recusa da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura em realizarem eleições para a escolha dos diretores das escolas, cargo que em grande maioria têm sido ocupado por indicações políticas do governo, impedindo a participação da comunidade escolar na gestão das unidades de ensino e contrariando o Plano Municipal de Educação.
Conselho Municipal de Educação ilegítimo
Também foi abordada a irregularidade na formação do Conselho Municipal de Educação (CME) de Armação dos Búzios, que se deu sem realização de eleição. Foi decidido cobrar do governo esclarecimentos sobre essa medida e reforçar que todos os órgãos de controle social da educação, assim como o Conselho de Acompanhamento Social do Fundeb e o Conselho de Alimentação Escolar, precisam ser eleitos com a participação das comunidades escolares e dos profissionais da educação.
Deixe uma resposta