A manhã de hoje em Arraial do Cabo foi marcada por um importante ato público dos profissionais da educação contratados da rede municipal. Os trabalhadores se reuniram em protesto em frente à sede da prefeitura para cobrar da administração da cidade o pagamento dos 13º salários e a readmissão imediata dos educadores demitidos após a derrota eleitoral do prefeito Renatinho Vianna (Republicanos).
Renatinho, por consequência da onda de ataques que passou a desferir contra os servidores e o povo de Arraial após sua derrota nas urnas, foi afastado do executivo municipal pela Justiça. Ele é acusado de promover o desmonte da máquina pública e a interrupção de serviços essenciais à população, como o que ocorreu com o encerramento abrupto e não planejado do ano letivo da rede municipal de ensino. Renatinho também é investigado por supostos desvios de recursos da saúde pública em plena pandemia.
Atualmente, a prefeitura está sob comando do vice-prefeito Serginho Carvalho (PHS). Este, recebeu durante o protesto uma comissão de trabalhadores da base do sindicato. Na conversa com os educadores Serginho disse que o pagamento do 13º salário já estaria em processo de execução e que o dinheiro seria depositado nas contas dos profissionais até amanhã, terça-feira (29). O vice-prefeito também afirmou que a readmissão dos educadores demitidos já está sendo discutida com o novo governo eleito.
Apesar das promessas, é preciso ter claro que este governo tem descumprido com sua palavra no que diz respeito aos direitos dos profissionais da educação desde o início de seu mandato. É a primeira vez em quase 1 ano que a prefeitura aceita receber profissionais da rede para uma reunião de negociação. Por isso, os educadores precisam se manter mobilizados e vigilantes.
Participe da Plenária Online nesta terça (29)
Nesta terça o Sepe Lagos realizará uma Plenária Online da rede municipal de Arraial do Cabo às 18h30. Nesta reunião os educadores discutirão os próximos passos da luta em defesa dos seus empregos, direitos e salários. É preciso que todos que tenham condições participem para que a categoria tenha a força necessária para impor um fim às injustiças praticadas contra a educação. Inscreva-se neste link e participe desta plenária!
Deixe uma resposta