Educadores de Búzios suspendem Greve Pela Vida mas mantém a mobilização

A decisão foi tomada na última Assembleia Online da categoria, realizada na terça-feira (12), e levou em conta que as reivindicações sobre segurança sanitária nas escolas foram parcialmente atendidas, ainda que com muitas limitações, pela equipe da Secretaria Municipal de Educação do governo anterior (Henrique Gomes, Patriotas). Os trabalhadores, porém, se mantém em estado de greve e voltarão a avaliar os rumos do movimento após a audiência com o governo que acontecerá no dia 20/01.

Apesar do atendimento parcial das demandas do Sepe Lagos sobre o que diz respeito às medidas de segurança sanitária, as ações da prefeitura ainda colocam trabalhadores em risco e abre brechas para práticas abusivas. No entanto, os profissionais da educação visando distensionar as negociações com o novo governo avaliou como positivo o fato de a nova equipe da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia do Governo Alexandre (Republicanos) ter respondido positivamente ao ofício do Sepe Lagos solicitando audiência para tratar das reivindicações que a categoria tem pleiteado nos últimos anos.

Além da questão da segurança sanitária, será discutido nesta audiência: o pagamento dos valores proporcionais ao 13º salário aos contratados demitidos em abril de 2020; a readmissão dos profissionais que foram covardemente demitidos por André Granado (MDB) durante a pandemia; o empossamento de todos os aprovados no concurso de 2012 e realização urgente de novo concurso; por um PCCR unificado de toda a educação, com reajuste digno de salários; dentre outros assuntos de interesse dos trabalhadores em educação de Búzios.

Na assembleia foi dado o informe de que a Seme comunicou o sindicato de que o período para solicitação de permutas será aberto na próxima semana e ocorrerá em apenas 2 dias. Portanto, os trabalhadores que têm interesse em fazer essa solicitação precisam estar atentos aos comunicados no site da prefeitura e também nos atos publicados no Diário Oficial do município para não perderem esta oportunidade. Tão logo seja publicizada a data, o sindicato divulgará em duas redes sociais e nos grupos de WhatsApp da categoria. 

A próxima Assembleia Online da Rede Municipal de Ensino de Armação dos Búzios ocorrerá no dia 21 de janeiro, às 18h30, por meio do aplicativo Zoom, após a audiência com a nova equipe da Seme.

Reader Interactions

Deixe uma resposta