Farsa do “Novo” Ensino Médio ameaça o futuro dos jovens e dos educadores

É preciso mobilizar todas as comunidades escolares contra esse retrocesso.

O Governo Cláudio Castro pretende aplicar, já em 2022, valendo-se das limitações impostas pela pandemia, o “Novo Ensino Médio”, sem qualquer debate com a sociedade. Esta reforma reduz as disciplinas dos alunos.

Se ela se concretizar, a partir de 2022 apenas português e matemática serão matérias obrigatórias durante os três anos deste segmento, talvez com menos aulas!

Física, química e biologia não serão oferecidas nos três anos. Já pensou como ficará a formação dos jovens sem filosofia, geografia, sociologia, artes e história, em todos os anos do Ensino Médio?

O Departamento Jurídico do Sepe-RJ propôs no dia 1º de setembro uma Ação Civil Pública contra o Estado do Rio de Janeiro pedindo tutela liminar para que a Justiça determine que o governo estadual se abstenha de implementar a reforma do Ensino Médio enquanto não ocorrer debate real e efetivo pela comunidade escolar e entidades da sociedade civil sobre a proposta.

A ação reivindica a suspenção dos procedimentos inerentes à implementação da reforma até que a pandemia esteja efetivamente sob controle.

A imposição da reforma da maneira como o governo está fazendo viola a gestão democrática, a autonomia pedagógica, o direito fundamental à educação de qualidade, aprofundando ainda mais as diferenças sociais e gerando mais evasão escolar.

Você pode ajudar a impedir que isso aconteça! Informe-se e diga não a essa reforma do Ensino Médio. Mobilize seus colegas para debaterem e lutarem contra esse absurdo!

Reader Interactions

Deixe uma resposta