Alexandre promete cancelar tratativas para a estadualização do Ensino Médio

O prefeito assinou junto às comunidades escolares do Colégio Municipal Paulo Freire e do Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral (INEFI) uma carta-compromisso contra a concessão de unidades municipais de Ensino Médio ao Governo Estadual.

Na tarde desta quinta-feira a direção colegiada do Sepe Lagos esteve na Prefeitura junto às comunidades escolares do C. M. Paulo Freire e do INEFI, além de várias outras entidades, movimentos e organizações que integram a frente Defenda a Educação em Búzios. Professores, estudantes, responsáveis por alunos e ativistas solidários protestaram contra a estadualização do Ensino Médio municipal e reivindicaram falar com o prefeito Alexandre Martins (PL) para tratar do assunto.

Após alguns minutos de manifestação, uma assessora do prefeito informou aos ativistas que Alexandre estava disposto a falar com os presentes. Estes solicitaram que o prefeito os encontrasse na área externa da prefeitura para que todos pudessem acompanhar a discussão sem promover aglomeração em ambiente fechado.

“Eu não sabia que a demanda de vocês era contra a estadualização, pensei que era apenas contra o fechamento do Colégio Paulo Freire’, afirmou o prefeito, que se comprometeu a atuar contra a entrega do ensino médio ao Governo do Estado. Foto: Ricardo Malagori.

O prefeito concordou e conversou com os manifestantes. Afirmou que não sabia que a demanda do movimento era contra a estadualização do Ensino Médio e que está disposto a “brigar junto das comunidades” contra esta medida.

A professora Luisa Barbosa, do Colégio Municipal Paulo Freire, debate com o prefeito Alexandre Martins. Foto: Ricardo Malagori.

Após longa conversa com os ativistas que o interpelaram com inúmeras questões sobre as iniciativas jurídicas tomadas pela prefeitura para a transferência do Ensino Médio ao Governo do Estado, Alexandre Martins aceitou assinar uma carta-compromisso garantindo cancelar todas as tratativas junto ao MPRJ para a estadualização do Ensino Médio.

A carta-compromisso assinada pelo prefeito é uma conquista que todos avaliaram ser muito importante. Foto: Luisa Barbosa.

Estudantes, professores e responsáveis por alunos aproveitaram a rara ocasião para questionar o prefeito também sobre várias outras questões, como: oferta de ônibus e passe livre estudantil, qualidade da alimentação escolar, a defesa do projeto CircoLo Social (que ensina artes circenses aos jovens do município), dentre outros temas.

O compromisso firmado pelo prefeito contra a estadualização do Ensino Médio é uma conquista muito importante. Mostra que a mobilização unitária das comunidades escolares junto aos trabalhadores da educação, ao movimento estudantil e a todos os ativistas solidários à defesa das escolas é capaz de impor triunfos contra os vários ataques à educação pública.

O ativistas comemoraram os resultados da mobilização com a palavra-de-ordem “Paulo Freire é revolução! Não vai ter fechamento, não!”. Foto: Ricardo Malagori.

Embora esteja muito contente com a vitória, a direção colegiada do Sepe Lagos alerta a todas as comunidades escolares que devem permanecerem vigilantes. É importante que todos participem da Audiência Pública que será realizada em breve na Câmara Municipal, com data indicada para o dia 3 de novembro, às 18h. O sindicato, junto à frente Defenda a Educação em Búzios, realizará uma ampla divulgação desta audiência para que todos os interessados possam comparecer.

Viva a luta em defesa da educação pública e do ensino médio municipal!

Juntos somos fortes! Diga NÃO à estadualização do Ensino Médio!

O Paulo Freire e o INEFI são patrimônios do povo de Búzios!

Reader Interactions

Deixe uma resposta