Comunidade Escolar do CEM Prof.ª Marli Capp se mobiliza em defesa do Ensino Médio Municipal

Na noite de ontem (2), mais de 100 pessoas, entre pais de alunos, estudantes, trabalhadores da educação e moradores de Tamoios, 2º distrito de Cabo Frio, se reuniram na grande quadra coberta do Centro Educacional Municipal (CEM) Professora Marli Capp. O encontro foi uma iniciativa muito pertinente e corajosa do Conselho Escolar da instituição, que é a principal ofertante do Ensino Médio aos jovens de Tamoios. Esteve em pauta a ameaça de encerramento da oferta do Ensino Médio na unidade.

Esta absurda medida vem sendo reivindicada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), sobretudo em razão da atuação da promotora Isabel Horowicz Kallmann, da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio.

A promotora, que está se tornando conhecida por sempre atuar de olhos fechados para as necessidades e as reivindicações das comunidades escolares, é a mesma responsável por ameaçar outras unidades municipais de Ensino Médio, como o Colégio Municipal Paulo Freire, em Armação dos Búzios.

Representante de mães de alunos defende a permanência do ensino médio municipal.

Na reunião da comunidade escolar do CEM Marli Capp, inúmeras pessoas manifestaram sua indignação frente à extinção do ensino médio municipal no 2º distrito. Também foi demonstrada por parte dos pais de alunos, dos estudantes e dos educadores uma enorme disposição de luta para defender o colégio.

Paulo Roberto Araújo, diretor do CEM Prof.ª Marli Capp.

A direção do Sepe Lagos esteve presente na reunião representada pelo coordenador geral do sindicato, o professor Augusto Rosa, que reivindicou a realização de uma audiência pública e orientou a todos os presentes a não aguardarem passivamente que uma solução seja oferecida pela Prefeitura de Cabo Frio, pois na avaliação do professor, não haverá garantia da manutenção do Ensino Médio na unidade sem uma intensa mobilização popular.

Augusto Rosa, coordenador do Sepe Lagos.

De acordo com parlamentares que estiveram presentes na reunião, está sendo agendada uma audiência pública para o próximo dia 9 de dezembro, quinta-feira, às 14h, no plenário da Câmara Municipal de Cabo Frio, no centro da cidade. O Sepe Lagos subscreveu junto à comunidade escolar, ao movimento estudantil e a representantes de mães e pais de alunos um requerimento endereçado ao MPRJ e à Prefeitura de Cabo Frio solicitando uma urgente audiência para que sejam desmobilizadas imediatamente todas as tratativas para a extinção do Ensino Médio no Marli Capp.

Reader Interactions

Deixe uma resposta