Seeduc-RJ convoca 600 docentes; Lutemos pela convocação de todos os concursados!

No dia 14 de maio, a direção do Sepe Central teve audiência na sede da Seeduc-RJ com o secretário Alexandre do Valle. No dia 22 a categoria fará greve de 24h e uma das pautas é a convocação de todos os concursados.

A convocação de 600 professores e professoras aprovados nos concursos de 2013 e 2014 foi realizada pelo secretário de educação, Alexandre Valle, no dia 15 de junho. O Diário Oficial com as convocações pode ser acessado neste link. Porém, além de não incluir os 910 Inspetores de alunos aprovados no concurso, cerca de 11.576 professores aprovados nos concursos daqueles anos ainda continuam na lista de espera para serem chamados. Esse quantitativo de convocações não será o suficiente para atender a demanda da rede.

Na última década, mais de 30 mil docentes pediram exoneração nesta rede, gerando uma carência quase crônica, o que está diretamente relacionado a falta de valorização enfrentada pelos trabalhadores da educação. Afinal, são 8 anos sem reajuste justo, o que soma mais de 90% de defasagem salarial.

O estado descumpre o piso do magistério e o piso estadual e nacional para funcionários administrativos. Não cumpre a lei de 1/3 de planejamento, implementa de forma autoritária o Novo Ensino Médio, dentre vários outros ataques.

Hoje, segundo a própria Seeduc, são 16 mil turmas sem alguma aula em todo o estado, enquanto isso, mais de 10 mil professores aprovados aguardam serem convocados e os efetivos esperam a implementação justa da migração de 16h para 30h.

A situação caótica que vivenciamos tende a piorar nos próximos anos, pois nas escolas faltam professoras/es e também funcionárias/os administrativas/os. São quase 3 décadas sem concurso público para essas funções e muitos estão às vésperas de se aposentar.

Junte-se à luta no dia 22 de junho!

Na próxima quarta-feira, 22 de junho, a rede estadual fará Greve de 24h em frente ao Palácio Guanabara (concentração no Largo do Machado, às 9h) exigindo seus direitos: recomposição salarial, com o cumprimento do Piso Salarial Nacional do Magistério e Piso Salarial regional e nacional; implementação do 1/3 de planejamento já; o pagamento dos processos do Nova Escola, dentre outras demandas.

Já os Funcionários Administrativos estão com o piso salarial abaixo dos salários-mínimos regional e nacional, por isso a importância de lutarmos para que a referência deste segmento da categoria seja a lei do piso regional RJ.

O Sepe Lagos garante transporte seguro e gratuito para o ato (bem como para todas as atividades sindicais da Rede Estadual que ocorram na capital). Confirme sua presença na caravana do Sepe Lagos discando para (22) 2644-9898 ou (22) 99878-0191 (chamada telefônica e WhatsApp) até às 14h do dia anterior (21/06).

Reader Interactions

Deixe uma resposta