Em dia de greve da Rede Estadual, Sepe-RJ recebeu proposta da Seeduc-RJ sobre 1/3 extraclasse

O Sepe-RJ convoca os profissionais da rede estadual para assembleia híbrida, no próximo sábado (25/06), às 10h. Local: Clube Municipal. Inscreva-se para participação on-line ou ligue para o Sepe Lagos para agendar transporte ao local da Assembleia.

Nesta quarta-feira, 22/06, os profissionais da educação da Rede Estadual RJ realizaram Greve de 24 horas e uma importante passeata e ato no Palácio Guanabara – leia mais. Na pauta, a defesa de fundamentais reivindicações para a categoria:

– Cumprimento do Piso Salarial Nacional do Magistério e do piso salarial mínimo regional para os Funcionários;

– Implementação do 1/3 de planejamento extraclasse;

– Convocação de todos os aprovados nos concursos de 2013 e 2014;

– Pela migração para 30h e por novos concursos públicos;

– Regularização da situação funcional dos Animadores Culturais.

Porém, na nossa ida ao Palácio, o governador Claudio Castro não recebeu a categoria e até o presente momento não temos audiência marcada com o chefe do governo estadual e nossas reivindicações emergenciais seguem, quase todas, sem atendimento.

Já com nosso ato terminado, no início da tarde, a direção do Sepe foi convidada para comparecer à SEEDUC para tomar ciência da, agora sim!, proposta oficial do Governo sobre o 1/3 de planejamento extraclasse, em resposta à ação judicial vitoriosa e transitada em julgado do Sindicato.

Em síntese, o Governo propõe:

a) A adequação de jornada de todos os Professores/as DOC I 16h para 18h, com aumento proporcional de remuneração. Assim, 12 tempos de efetiva regência e 6 tempos remunerados de planejamento;

b) A adequação dos Professores DOC I e II 40h com 26 tempos de efetiva regência e 14 tempos remunerados de planejamento;

c) O reforço de que os Professores/as DOC I 30h seguem com 20 tempos de efetiva regência e 10 tempos de planejamento;

d) Os Professores/as DOC II 22h em efetiva regência por rotina de aproveitamento seguirão com sua jornada regulamentada, adequadamente, por decreto.

Na reunião, após tomar ciência das propostas ao lado, a direção do Sepe marcou a posição de que a adequação da jornada dos Professores/as DOC I 16h para 18h deve ser feita de forma optativa, e aqueles/as que se mantiverem como 16h tenham o 1/3 de planejamento garantido. Sobre isso, a SEEDUC manteve sua proposta sem alteração. Por outro lado, a partir da defesa do Sindicato, a SEEDUC aceitou que, na lei, em todos os cenários, os tempos de planejamento serão cumpridos em local de escolha, livre, do Professor/a.

O Governo deverá enviar Projeto de Lei à ALERJ, em regime de urgência, nos próximos dias úteis. Por nosso lado, Sepe e categoria, a luta continua! 1/3 de planejamento, já! Além disso, cobramos o andamento da discussão sobre a transferência dos Funcionários Administrativos Ex-FAEP para os quadros da Carreira da FAETEC; foi informado que a mensagem do Poder Executivo já seguiu para a ALERJ para ser votada. A direção do Sepe vai acompanhar os debates e incidir na discussão junto com o presidente da Casa e demais deputados.

Com isso, o Sepe convoca os profissionais da rede estadual RJ para assembleia híbrida, no próximo sábado (25/06), às 10h. Local: Clube Municipal. A inscrição para participação on-line pode ser feita por este link.

O Sepe Lagos garante transporte seguro e gratuito para todas as atividades sindicais da Rede Estadual que ocorram na capital. Confirme sua presença na caravana do Sepe Lagos discando para (22) 2644-9898 ou (22) 99878-0191 (chamada telefônica e WhatsApp).

*Com informações do departamento de imprensa do Sepe Central.

Reader Interactions

Deixe uma resposta