O Sepe Lagos em pouco tempo estará de casa nova. A categoria decidiu, em Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 6 de julho, fazer um importante e histórico investimento do sindicato na aquisição de uma nova sede administrativa e social. Decisão também ratificada na segunda etapa da Assembleia, realizada em 20 de setembro.
A proposta de compra do imóvel foi apresentada aos trabalhadores pelos diretores do Sepe Lagos. Ela foi construída após meses de pesquisas, até que a direção colegiada do sindicato encontrou oportunidade única para que a entidade conquiste um espaço próprio e sem as muitas limitações e os altos custos das atuais salas comerciais que o sindicato mantém no condomínio do edifício Premier Center.
Direito ao pão, mas também à poesia
A nova sede administrativa e social servirá não apenas para abrigar o trabalho sindical que já vem sendo desenvolvido, como o atendimento dos filiados, assessoria jurídica, a realização de plenárias dos coletivos de aposentados e funcionários, as reuniões de direção, as atividades de comunicação sindical, dentre muitas outras ações que fazem parte da rotina do sindicato. Também permitirá a realização de diversos tipos de eventos, atividades e confraternizações. Algo que até então era impossível de se fazer sem um alto custo, o que limitava a realização de festividades a apenas uma vez ao ano, como ocorriam com os tradicionais bailes do Sepe Lagos.
O prédio fica localizado na Rua da Conspiração, nº 85, no Bairro Guarani, praticamente atrás do Colégio Estadual Renato Azevedo, próximo ao terminal de ônibus do bairro São Cristóvão.
O investimento para sua compra foi de R$ 400 mil, que estão sendo quitados por meio dos recursos próprios do núcleo e também graças a empréstimos solidários, sem cobrança de juros ou taxas bancárias, disponibilizados pelo Sepe Central, pelo Sepe Volta Redonda e por outra importante entidade sindical, o SintIFRJ (Seção Sindical do Sinasefe que organiza os trabalhadores em educação do Instituto Federal do Rio de Janeiro).
Um passo atrás para dar dois à frente
Em virtude deste grandioso investimento, os trabalhadores em educação também decidiram na segunda etapa da Assembleia Ordinária, realizada em 20 de setembro, que discutiu a situação financeira do Sepe Lagos, por suspender a realização do baile dos educadores neste ano de 2022.
A medida visa a concentração dos esforços do sindicato para concretizar as obras necessárias na Nova Sede. A Direção Colegiada do Sepe Lagos compreende e valoriza a importância de espaços de confraternização da categoria, uma das principais razões para a aquisição da Nova Sede, e pretende retomar essas atividades tão logo seja possível e com muito mais frequência do que apenas um evento anual.
Também foi autorizada pela assembleia a venda de uma das salas comerciais do Sepe Lagos no edifício Premier Center, como forma de aportar a quitação da nova sede e as obras planejadas para o imóvel. No futuro o Sepe também poderá alugar uma das salas, para ter mais uma fonte de receita e não precisar arcar com as taxas de condomínio do edifício.
Um avanço sem precedentes na estrutura do Sepe Lagos
A nova Sede do Sepe Lagos trata-se de uma casa ampla, com 4 salas, dois banheiros, uma grande cozinha, e uma ampla área onde a categoria poderá realizar suas assembleias, plenárias, debates, e todo tipo de atividades culturais, artísticas e festividades, sem depender de alugar espaços ou solicitar o uso de auditórios das escolas da rede pública.
O espaço também será disponibilizado aos filiados mediante agendamento prévio, sem nenhum custo além das contribuições sindicais mensais.
Um amplo projeto arquitetônico
A Direção Colegiada do Sepe Lagos apresentou na Assembleia um projeto arquitetônico que permite vislumbrar como ficará o espaço após as obras de adaptação.
O planejamento é de que o espaço em breve esteja adaptado com palco, amplo auditório, cozinha equipada para grandes eventos, banheiros e acessos adaptados para pessoas com deficiência, dentre muitas outras novidades.
A imprensa do sindicato passará a operar com uma sala reservada, que será equipada para a gravação de áudios, produção de podcasts e transmissões ao vivo.
No planejamento apresentado pela direção do Sepe Lagos, também está prevista a criação de um espaço para recreação infantil, algo que permitirá uma melhor participação das mulheres trabalhadoras nas atividades do sindicato.
Resgatando a memória e a história dos resistentes
A Nova Sede abrigará, ainda, o Centro de Memória das Lutas Sociais da Região dos Lagos, uma iniciativa pioneira apoiada por militantes sociais e pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação da Cidade de Duque de Caxias e Baixada Fluminense (CEPEMHEd). O Centro funcionará dentro da Nova Sede com uma sala adaptada para preservação de documentos, publicações e materiais que guardam a história dos processos de mobilização da classe trabalhadora em nossa região.
O Sepe Lagos já conta com assessoramento técnico para a organização deste Centro de Memória e uma comissão responsável que tem se reunido semanalmente para viabilizar sua implementação. Esta comissão é composta pela diretoria do Sepe Lagos e trabalhadores da base do sindicato, como a professora aposentada Eloisa Helena Campos Costa, autora do livro “Pelas barbas do Babade – as histórias de um lendário professor” (Sophia Editora).
Um ponto de apoio a todos os lutadores
A conquista de uma sede administrativa e social própria do Sepe Lagos é um avanço histórico para as lutas da categoria na Região. Mas também será um ponto de apoio para outras entidades e movimentos dos trabalhadores, das juventudes, dos movimentos feministas, antirracistas e de luta contra as opressões. O Sepe Lagos é um sindicato independente, democrático e combativo que vem fomentando a solidariedade entre os diversos setores da classe trabalhadora nas lutas contra os patrões e os governos. O espaço da Nova Sede terá este espírito, o da solidariedade de classe.
Comissão mista acompanhará o andamento dos trabalhos
Outra importante deliberação da segunda etapa da Assembleia Ordinária foi a criação de comissão mista (de diretores sindicais e trabalhadores da base) para se integrar aos trabalhos de acompanhamento da criação dos espaços multifuncionais da Nova Sede. Estes companheiros também irão se dedicar à verificação da transparência dos recursos empreendidos e à viabilização da organização de eventos.
Esta Comissão é composta, até o momento, pelos filiados Marta São Paulo (professora de educação física das redes de Búzios e São Pedro da Aldeia) e Yuri Vasconcelos (professor de artes aprovado no concurso de 2020 em Cabo Frio e docente da rede de Iguaba Grande). Também integram esta equipe integrantes da direção do Sepe Lagos e a diretora da secretaria de interior do Sepe-RJ, Renata Tavares.
Confira abaixo uma sequência de fotos do projeto arquitetônico da Nova Sede do Sepe Lagos.
Simone Oliveira da Conceição diz
Maravilhoso
Tereza Marilda diz
Excelente!!!!! Parabéns!!!!!!
Wanda Pereira Roque diz
Parabéns para todos nós, filiados ao SEPE Lagos.
Grandes momentos nos aguardam em nosso novo espaço!