Na tarde última sexta-feira (25) o Coletivo de Aposentadas/os da Educação, organizado pelo Sepe Lagos, se encontrou para sua reunião mensal na sede do sindicato. Participaram mais de 20 de trabalhadoras, que dedicaram suas vidas a atuar em diversas escolas das redes municipais e estadual da região.
Parte do encontro foi dedicado à uma das atividades de campanha do Novembro Negro, que promove discussões em razão do Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
Confira a cobertura fotográfica desta reunião no Flickr do Sepe Lagos:
Foi realizado um importante debate sobre o racismo e o mito da democracia racial na atualidade brasileira, a partir de um vídeo selecionado pela Secretaria de Aposentados do núcleo local do sindicato. Diversas aposentadas relataram suas experiências e percepções sobre a opressão racista.
Em seguida, foi debatida a participação do Sepe Lagos no 43º Encontro Estadual de Aposentadas/os, organizado pelo Sepe-RJ (direção central). O encontro contará com a participação de 14 aposentadas da Região dos Lagos e será realizado entre nos dias 6, 7 e 8 de dezembro em Conservatória, 6º distrito do município de Valença, na região Sul Fluminense.
Este encontro debaterá as demandas e as lutas da velha guarda de trabalhadores que atuaram nas unidades públicas de educação básica das redes municipais e estadual. Nesta edição, o evento tem como mote o título “Aposentadas/os por plenos direitos – Seremos resistência”.
O evento será dedicado também a homenagear Clementina de Jesus, mulher negra e sambista, que morou na região onde se realizará o encontro. Filha de escravizados e falecida em 1987, aos 86 anos, Clementina é um nome cuja história sempre lembra a resistência contra os poderosos e por justiça social.
Na reunião do Coletivo local, também foi dado informe sobre a importante luta que está sendo travada pela comunidade escolar do Colégio Estadual Miguel Couto contra a implementação forçada de unidade da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) no prédio onde a unidade funciona há mais de 6 décadas.
Diversas trabalhadoras que participaram da reunião foram professoras do colégio e se indignaram com a medida, que vem sendo construída pela Seeduc-RJ sem qualquer debate democrático com a comunidade escolar.
A última reunião do Coletivo de Aposentadas/os do Sepe Lagos deste ano de 2022 será realizada no dia 14 de dezembro, ocasião em que as trabalhadoras que participam assiduamente dos encontros desse grupo promoverão também um “amigo oculto”, uma confraternização com troca de presentes. Após esta reunião, as atividades do coletivo entrarão em recesso, e serão retomadas em fevereiro de 2023.
Deixe uma resposta