Oficina de preservação documental estreou atividades do Centro de Memória do Sepe Lagos

O evento foi uma parceria entre o Sepe Lagos e pesquisadoras do Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação da Cidade de Duque de Caxias e Baixada Fluminense (CEPEMHEd)

O Sepe Lagos em parceria com pesquisadoras do CEPEMHEd (Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação da Cidade de Duque de Caxias e Baixada Fluminense) realizou na última quinta-feira (01/12) uma oficina gratuita sobre preservação preventiva de documentos. A aula foi ministrada durante o período da manhã, entre as 8 e 14 horas, na antiga sede do Sepe Lagos (as salas comerciais do Edifício Premier Center).

Pesquisadoras do CEPEMHEd acompanhadas de integrantes da Direção Colegiada do Sepe Lagos. Foto: Ricardo Malagori.

Houve uma aula expositiva, onde foi amplamente debatida a importância da correta guarda e manutenção de documentos históricos. Os participantes tiveram acesso a conhecimentos teóricos e noções práticas de preservação de fontes documentais diversas.

Também foi enfatizado como essa prática é essencial para garantir às futuras gerações acesso a informações sobre a história e memória das escolas, dos profissionais que as fazem funcionar e também das lutas da classe trabalhadora como um todo.

Uma parceria importante

O conteúdo da oficina, que também incluiu uma apostila completa sobre o tema, foi elaborado e apresentado por Renata Spadetti, Marluce Andrade e Marcia Montilio, que são professoras e diretoras do CEPEMHEd. Todas docentes da rede pública municipal de Duque de Caxias (RJ) e ativistas sindicais da base do Sepe-RJ.

Nesta cidade elas vivem a experiência de impulsionarem um espaço público que vem sendo construído desde 2004 e que é totalmente voltado à preservação e guarda de fotografias, documentos, cartazes, jornais, boletins, livros, documentários, dentre outras fontes que resgatam a história da Educação daquele município. Siga o CEPEMHEd no Facebook e no Instagram e saiba mais.

Aprendizado teórico e prático

Oficina sobre Preservação Preventiva de Documentos (01/12/2022)

Os participantes da oficina também aprenderam a higienizar e acondicionar corretamente fontes documentais, conhecendo e manuseando várias das ferramentas utilizadas neste ofício. Aprenderam também como estruturar uma “jaqueta” protetora para a guarda de documentos visando estabilizá-los e preservá-los corretamente, evitando o avanço de sua degradação.

Foram utilizados nesta aula prática materiais do próprio acervo do Sepe Lagos, como ofícios expedidos e recebidos, documentos administrativos, projetos, coleções de fotografias, boletins, cartilhas, dentre outros.

Participaram da oficina não apenas educadores, mas também trabalhadores da região, interessados pelo tema, mas que atuam em outras áreas, como fotografia, jornalismo e produção cultural.

Lutando por preservar memórias da educação e da nossa classe

A oficina ministrada pelas três pesquisadoras foi a primeira atividade do recém-instituído Centro de Memória das Lutas Sociais da Região dos Lagos, um espaço que está sendo construído pela direção colegiada do Sepe Lagos.

O objetivo deste novo Centro de Memória é a estruturação de um órgão permanente e autônomo para a preservação e difusão das memórias das lutas em defesa da educação pública em nossa região.

No entanto, o projeto do Sepe Lagos vai além: também visa ser um guardião de registros históricos de outros conflitos sociais que se desenrolam através dos anos nas cidades próximas à área de abrangência deste núcleo sindical (Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios).

Portanto, busca envolver outros setores da classe trabalhadora, estabelecendo parcerias com entidades e movimentos sindicais, populares, camponeses, estudantis, ambientalistas, feministas, antirracistas, quilombolas, indígenas, LGBTs, dentre muitos outros.

Este Centro de Memória funcionará numa das salas da nova sede adquirida pelo sindicato em Cabo Frio — e que ainda não foi inaugurada por estar passando por obras de adaptação.

Valiosa colaboração técnica

Visita técnica à sala do Centro de Memória do Sepe Lagos (30/11/2022)

As professoras Renata, Marluce e Márcia, do CEPEMHEd de Duque de Caxias, estão colaborando com o Sepe Lagos na construção deste Centro de Memória. No dia anterior à oficina (30/11) ajudaram a fazer um levantamento inicial do acervo de fontes documentais que compõem o acervo do sindicato.

Também realizaram uma visita técnica à nova sede do Sepe Lagos para avaliarem o local onde o novo Centro de Memória será sediado e orientarem sobre questões estruturais e de metodologia que deverão ser observadas pela comissão responsável por viabilizar sua implementação.

Pesquisadoras do CEPEMHEd e diretoras do Sepe Lagos durante visita técnica à nova sede do sindicato, que está passando por obras. Foto: Ricardo Malagori.

Esta comissão está aberta à participação de novos integrantes da base do sindicato e conta com a colaboração de diretores do Sepe Lagos e também da professora aposentada Eloísa Costa, que foi responsável pela criação do projeto Rui Memória (de preservação das memórias do Colégio Municipal Rui Barbosa) e é autora do livro “Pelas barbas do Babade — As histórias de um lendário professor” (Sophia Editora).

Nova sede será inaugurada em breve

O Sepe Lagos em breve funcionará em novo endereço, sendo transferido definitivamente para sua nova sede social e administrativa na Rua da Conspiração, n.º 85, no Bairro Guarani. Trata-se de uma enorme conquista da categoria, que terá um espaço próprio, muito mais amplo e melhor estruturado que as salas comerciais onde o sindicato atualmente funciona no Edifício Premier Center.

O prédio passa pelas primeiras obras de adaptação, que estão sendo realizadas por etapas, considerando-se as possibilidades materiais e a saúde financeira do sindicato, conforme deliberado nas últimas Assembleias Orçamentárias locais da categoria.

Fiquem atentas/os aos canais oficiais de comunicação do sindicato para saberem mais sobre a inauguração deste espaço e sobre o processo de estruturação do novo Centro de Memória.

Reader Interactions



Comentários

Deixe uma resposta