Inimigos da Educação: maioria da Câmara ajudou Bonifácio a impor reajuste zero e rasgar o PCCR

Por 9 votos a 6, os vereadores alinhados ao governo institucionalizaram o desrespeito ao Plano de Carreiras dos educadores mantendo os vetos de Bonifácio às emendas apresentadas ao PLC 004/2023

Na manhã de hoje a maioria dos vereadores na Câmara Municipal de Cabo Frio decidiram votar pela manutenção dos vetos do prefeito José Bonifácio (PDT) às emendas negociadas pelo Sepe Lagos para alterar o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 004/2023. De autoria do prefeito, a matéria foi camuflada como um suposto “pagamento do piso”. No entanto, a realidade é que a sua aprovação sem alterações impôs que a grande parte dos professores fiquem sem qualquer reajuste salarial este ano.

Os trabalhadores das escolas municipais hoje (13/06) realizam uma greve de 24h exigindo reajuste para todos e lotaram a assistência da Câmara. Eles manifestaram sua revolta durante toda a sessão frente ao descaso praticado pela maioria dos parlamentares.

O projeto igualmente não contemplou os demais funcionários escolares, que do mesmo modo ficarão sem reajuste. Este setor da categoria vinha sendo alvo de rumores espalhados pela prefeitura e por parte da burocracia sindical sobre um certo “auxílio alimentação” que viria a compensar a desvalorização salarial, mas esta medida jamais se concretizou.

As emendas que a maioria dos vereadores ajudaram a vetar foram negociadas pelo Sepe Lagos junto a alguns parlamentares. Foram uma tentativa de garantir que todos os docentes tivessem acesso ao reajuste do Piso Salarial Nacional do Magistério, conforme determinam a legislação do piso e Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR).

Após a sessão, os trabalhadores partiram em passeata até o Colégio Estadual Miguel Couto, no centro de Cabo Frio, onde realizaram uma assembleia unificada junto aos trabalhadores das escolas estaduais em greve. Neste espaço, avaliaram a derrota sofrida na Câmara, o processo de mobilização em curso com a greve da Rede Estadual e a necessidade de fortalecer a luta por reajuste salarial para todos.

Confira a seguir quais vereadores votaram como inimigos da educação ou que se ausentaram da sessão, apoiando Bonifácio em sua política de reajuste zero e desrespeito ao Plano de Carreiras:

Reader Interactions



Comentários

Deixe uma resposta