Na manhã desta quinta-feira (31) mais um importante diálogo está marcado para a educação municipal. Às 9h, a comissão de negociação do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro – Núcleo Lagos (Sepe Lagos) se reunirá em audiência com a prefeita Magdala Furtado (PL). Também está confirmada a presença da nova gestora da Secretaria Municipal de Educação (Seme).
O objetivo do encontro é continuar as negociações e contextualizar a nova secretária sobre as reivindicações da categoria. Deste modo, espera-se na reunião que já estava agendada para o dia 11/09, após o prazo de 15 dias solicitado pelo governo no encontro anterior, a pasta tenha condições de apresentar propostas definitivas para o atendimento de várias demandas.
Neste novo encontro serão retomadas as tratativas sobre pautas cruciais para os trabalhadores das escolas, como a quitação dos enquadramentos por formação, a concessão do reajuste anual para todos os servidores, a execução das progressões salariais previstas no Plano de Carreiras da Educação (Lei Complementar nº 12/ 2012) — considerando o último reajuste do Piso Salarial Nacional do Magistério —, dentre várias outras cobranças dos profissionais da educação.
O Sepe já havia se reunido com Magdala na última sexta (25). Na ocasião, em uma transmissão ao vivo pelo Facebook, os integrantes da comissão de negociação do sindicato relataram detalhes sobre o diálogo. Além da prefeita, no último encontro também estiveram presentes o Secretário de Governo, Coronel Ruy França, e a Secretária de Administração, Marcilene Daflon.
Várias pautas foram abordadas, como a convocação dos concursados, o fim da exigência de que os professores distribuam sua carga horária compulsoriamente em 3 dias de trabalho, o pagamento das horas extras devidas às monitoras do transporte escolar de Tamoios, dentre muitas outras urgências que foram adiadas para discussão na reunião agendada para o dia 11 de setembro.
A expectativa da direção colegiada do Sepe Lagos é de que o encontro desta quinta-feira acelere ações concretas em prol dos trabalhadores da educação cabo-friense. Os informes sobre o novo encontro serão transmitidos logo após a audiência, pelas redes sociais do Sepe Lagos. Acompanhem!
Deixe uma resposta