No último domingo, dia 26 de novembro, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro – Núcleo Lagos (Sepe Lagos) promoveu uma festa memorável, celebrando o “Novembro Negro”. O evento inaugurou a nova sede social e administrativa da entidade, localizada na Rua da Conspiração, nº 85, no bairro Guarani, Cabo Frio.
A festa não foi apenas um espaço de entretenimento, mas também um local para reflexão e conscientização. Em um mês marcado pelo Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e pelo Dia Internacional do Combate à Violência Contra a Mulher (25 de novembro), o evento conectou as lutas contra o racismo e a violência de gênero, destacando a importância da união e resistência dos trabalhadores na luta contra o racismo, o machismo e a exploração.
Veja a galeria fotográfica do Novembro Negro do Sepe Lagos:
Diversas atrações marcaram o Novembro Negro do Sepe Lagos. A coordenadora do sindicato e militante do movimento negro, Narcisa Maria da Conceição, conduziu uma oficina sobre tinturas medicinais, compartilhando seu conhecimento e promovendo a valorização dos conhecimentos medicinais populares.
O destaque literário ficou por conta das apresentações dos livros “Revolta do Cachimbo – A luta pela terra no Quilombo da Caveira”, de Gessiane Nazário, e “O primeiro indígena universitário do Brasil – Dr. José Peixoto Ypiranga dos Guaranys”, de Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira. Ambos os autores estiveram presentes e dialogaram com os participantes do evento. Eles são integrantes da base do Sepe Lagos. Gessiane é professora da rede municipal de Armação dos Búzios, assim como Luiz Guilherme, que também leciona na rede de Cabo Frio.
A música também marcou presença, com o grupo Samba Som liderado por Serginho Moreno, embalando a festa com o melhor do pagode e do samba de raiz. O Discaralha Bloco, conhecido por ser um dos blocos mais animados do carnaval de rua cabo-friense, contagiou o público com marchinhas clássicas, elevando o astral da celebração. E o cantor Azul Puro Azul proporcionou um repertório vibrante, abrangendo estilos variados, do forró à MPB, garantindo que todos os presentes se entregassem à dança e à alegria.
Além das atrações culturais, o evento também promoveu um bingo com sorteio de diversos prêmios, como livros, eletrodomésticos, utilitários para o lar e equipamentos eletrônicos, oferecendo momentos de torcida e interação entre os participantes.
Com a entrada gratuita para filiados ao Sepe Lagos e a deliciosa feijoada que foi servida sem custo, o sindicato proporcionou confraternização entre trabalhadores da educação sem onerar os sindicalizados. A atividade foi deliberada coletivamente na última assembleia orçamentária, realizada em outubro, considerando os esforços que estão sendo empreendidos para estruturar a nova sede do sindicato. Todos os participantes saíram do evento satisfeitos.
Deixe uma resposta