Hoje celebramos simultaneamente o Dia Nacional das Aposentadas e Aposentados e o Dia Internacional da Educação. Nesta data, ressaltamos a importância das conquistas que alcançamos ao longo de tantos anos de lutas e reafirmamos nossos compromissos em prol de uma aposentadoria digna e de uma educação pública de qualidade. O Sepe Lagos sempre esteve na linha de frente na defesa dos direitos dos aposentados e na busca por uma educação pública que atenda às necessidades dos filhos da classe trabalhadora.
Não podemos deixar de lembrar as batalhas que enfrentamos diariamente contra os governos. Infelizmente, os prefeitos Alexandre Martins, Marcelo Magno, Magdala Furtado e o governador Cláudio Castro, todos vinculados ao PL e ao bolsonarismo, tem demonstrado total falta de compromisso em garantir condições dignas para os aposentados. Não convocam os concursados aprovados nos últimos certames — medida vital para a sustentabilidade dos institutos municipais de previdência — e descumprem direitos como a paridade salarial entre trabalhadores da ativa e aposentados e o pagamento de resíduos trabalhistas.
Além disso, tentam fechar escolas, não investem na manutenção das unidades, deixam problemas estruturais atingirem níveis insustentáveis e desvalorizam os trabalhadores escolares, sobretudo os contratados temporariamente ou terceirizados.
É imperativo que cobremos transparência na aplicação dos recursos previdenciários e da educação e que estes governos não se limitem a fingir terem responsabilidade fiscal. É preciso pressioná-los para que tenham também alguma responsabilidade social, com políticas que valorizem nossos aposentados e trabalhadores da ativa e que fortaleçam o sistema público educacional.
O Sepe Lagos permanecerá firme na defesa dos direitos de todos os trabalhadores da educação, doa a quem doer, com total independência política. Juntos, continuaremos lutando por uma sociedade que valorize a contribuição histórica e a experiência dos aposentados e que promova mais investimentos na educação pública.
Deixe uma resposta