Entre os dias 6 e 13 de agosto, o Sepe Lagos realizou uma série de assembleias virtuais dedicadas à elaboração coletiva de um novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da educação de Cabo Frio. Com ampla participação dos trabalhadores da rede municipal de ensino, estas reuniões culminaram na criação de um anteprojeto de lei. A proposta visa unificar todos os trabalhadores das escolas em um único plano de carreiras, pondo fim aos desequilíbrios e injustiças praticadas, sobretudo, contra os profissionais da educação não docentes, que sempre são penalizados com a desvalorização e a negação de direitos.
A Direção Colegiada do Sepe Lagos discutiu com o secretário Volnei Gomes da Rocha, sobre a importância desse projeto em audiência realizada na última quarta-feira (14/8), em seu gabinete na Secretaria Municipal de Educação (Seme). O gestor se comprometeu a apreciar o documento e buscar agendar com a prefeita Magdala Furtado (PV) uma reunião para que se dê continuidade às negociações, tendo o PCCR como principal pauta de discussão. O Sepe Lagos enviou o documento à Seme, na última sexta-feira (16) e aguarda retorno do secretário sobre essa demanda.
Confira a seguir a Carta de Apresentação da Direção Colegiada do Sepe Lagos sobre o anteprojeto de novo PCCR.
Carta de Apresentação
A Direção Colegiada do Sepe Lagos tem a satisfação de apresentar a minuta para a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). Esta proposta foi construída coletivamente pelos próprios trabalhadores da educação do município, ao longo de várias assembleias que analisaram minuciosamente as debilidades do plano vigente.
Portanto, este documento é fruto de um compromisso coletivo e inabalável com a valorização dos profissionais que, diariamente, se dedicam à educação pública de nossa cidade.
Acreditamos que a proposta aqui apresentada não apenas corrige distorções históricas, mas também projeta um futuro em que todos os profissionais das escolas, docentes e não docentes, sejam reconhecidos e respeitados.
O Sepe Lagos reitera sua disposição para dialogar e construir, junto à gestão municipal, uma educação pública de qualidade, democrática e inclusiva, que reflita os anseios de toda a comunidade escolar e permita efetivamente transformar a realidade dos cidadãos de Cabo Frio.
Estamos convencidos de que este é um passo essencial para consolidar uma educação que verdadeiramente valorize e respeite todas as pessoas que fazem a diferença na vida dos alunos da rede pública municipal de ensino.
Direção Colegiada do Sepe Lagos
Deixe uma resposta