Decreto que detém terceirização da alimentação escolar em Cabo Frio é conquista da greve da educação

Massivamente rechaçada nas urnas, a prefeita Magdala Furtado descumpre criminosamente, há 8 dias, o ato normativo da Câmara Municipal

No dia 26 de setembro a greve por tempo indeterminado da rede municipal de ensino de Cabo Frio, convocada pelo Sepe Lagos, contou com a adesão muito forte de centenas de trabalhadoras e trabalhadores das escolas. Com esse forte movimento, toda a cidade tomou conhecimento sobre a terceirização ilegal e superfaturada das cozinhas escolares e ficou claro que servidores tinham razão em lutar pelo atendimento de suas reivindicações. O apoio popular à greve, mesmo com sua rápida e nada imparcial criminalização pelo judiciário, foi uma enorme vitória política dos trabalhadores. Possibilitou uma denúncia implacável dos absurdos praticados pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) e pela prefeita Magdala Furtado (PV).

Reflexo desse movimento, a Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou na manhã do dia 1º de outubro o Decreto Legislativo nº 48/2024 que sustou os efeitos do termo de adesão a ata de registro preços por meio do qual o governo Magdala pretende operar a entrega das cozinhas escolares em benefício da empresa capixaba Horto Central de Marataízes.

O decreto foi proposto pelo presidente da Câmara, Miguel Alencar (União Brasil), recém-eleito vice-prefeito de Cabo Frio na chapa de Serginho Azevedo (PL). A matéria recebeu também o apoio dos parlamentares Josias da Swell (PL), Alexandra Codeço (Republicanos), Carol Midori (União Brasil), Jean da Auto Escola (PP), Luis Geraldo (Republicanos), Rodolfo de Rui (PL), Adeir Novaes (PL) e Davi Souza (PP). Estes se manifestaram na tribuna repudiando a terceirização implementada por Magdala e apoiando a greve realizada pelos servidores da educação. O Sepe Lagos espera que, passadas as eleições, os vereadores mantenham esse correto posicionamento.

Por outro lado, os vereadores Léo Mendes (MDB), Átila Motta (PCdoB), Roberto Jesus (PRTB), Oséias de Tamoios (PV), Alexandre da Colônia (MDB), Thiago Vasconcelos (Avante), Douglas Felizardo (Avante) e Ruy França (PRTB) não compareceram à sessão. Tentaram obstruir a aprovação do decreto sem se posicionarem publicamente em defesa da prefeita, temendo serem arrastados pelo seu previsível fracasso eleitoral, o que efetivamente aconteceu com quase todos eles.

Apesar da aprovação do decreto pela Câmara Municipal, a prefeita Magdala Furtado permanece em descumprimento da decisão há mais de oito dias, evidenciando um confronto direto com o poder legislativo. A gestão da prefeita, já marcada por sucessivos descumprimentos de acordos com os trabalhadores, falta de transparência e veiculação de informações falsas à imprensa, agora enfrenta novas acusações de ilegalidade por ignorar o ato normativo.

E não é a primeira vez, Magdala e o secretário de educação Rogério Jorge também descumprem determinação do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE) contra os famigerados supersalários financiados por meio das “Tides” (Gratificações por Tempo Integram de Dedicação Exclusiva). A resposta do Judiciário a estes crimes, se houver, parece caminhar de forma espantosamente lenta, contrastando com a rapidez com que o movimento grevista foi criminalizado.

É preciso lutar para que a prefeitura pare imediatamente de ignorar o Decreto Legislativo que anula a terceirização das cozinhas escolares. Magdala, tire as mãos da alimentação escolar e dos recursos da educação pública!

A luta continua e é um direito de todos os trabalhadores!
Abaixo a terceirização! Não ao reajuste zero!
Pelo Plano de Carreiras Unificado da educação!

Reader Interactions



Comentários

  1. Total falta de respeito com a EDUCACAO de Cabo Frio RJ!
    O certo e a Prefeitura abrir Concurso Público para o preenchimento do cargo de Merendeiras.
    A situação da cidade de Cabo Frio e escandalosa , vergonhosa e desastrosa! Devido a falta de honestidade e competência da classe política nos últimos anos Cabo Frio está ficando para trás em muitos aspectos! A questão educacional e só a ponta do iceberg! A Saúde Municipal está na UTI. E a Prefeitura não conseguiu governar bem a cidade! O cabofriense precisa sair de Cabo Frio para buscar em outro município aquilo que lhe e negado !
    Prof. Me. Claudio de Souza Alves
    Tecnico Federal em Assuntos Educacionais do Ministério da Educação .

  2. Isso ai achei um absurdo sobre esse assunto de mereda nas escolas .ir outra nunca teve esse assunto qui os funcionários da escola tinha qui leva comida pra escola. Agora essa prefeita tentou fazer isso mas graças a deus tem gente de olho nela

    • Merendas, comida saude tudo covardia com o trabalhador!!!! Eu presenciei falta de pagamentos da comida de empresa terceirizada que abastecia a Upa era feito em outro hospital, de não ter alimentação adequada, arroz e ovo cozido tanto para médico ASG administração etc …. Imagina merenda escolar …. medicação, pagamentos…é o fim!!!! Saúde educação primeiro lugar !!!!!! Depois ficam fazendo tumulto em massa nós hospitais ,se os verdadeiros culpados são os eleitores que se vendem por merda!!!! Espero que mude 2025 !!! Se eu sou o novo prefeito eu ia para deputado e deixaria meu vice e trabalharia dos dois lados , kkkk mas sempre priorizando SAUDE EDUCAÇÃO !!!!!! ALGUÉM VIU A VERBA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL??? CRASS ???? HA MUITOS AANOS NÉ??? Hilário….

  3. Mulher arrogante, sem honra, sem compromisso com a população de Cabo Frio. Magdala nunca mais volte como política, você e incompetente em todas as esferas políticas.
    Ainda se uniu com esses partidos das trevas, aí que piorou mais ainda.

  4. Acho que esse decreto que trocar as mãos de quem quer roubar. Sai uns ladrões e entram os ladrões profissionais. Agora a comissão vai aumentar muito.

  5. A culpa e dos eleitores depois reclamam enquanto essa panelinha continuar vai só piorar!! Tudo safadeza só !!! Me poupe né!! Porra sse eu falar a verdade que eu acho eu morro kkkk Por isso que sai da UPA
    Che Guevara . Segurança de uma saúde falida um palco político pessoas exercendo funções sem capacidade de exercer!!!! Tmnc!!! Mercenários!!!! Trabalhei em dois governos em empresa terceirizada!!! Trabalhei na segunda empresa por indicação administrativa não por bilhetinho de vereador!!! E sai com uma mão na frente e outra atras sem meus direitos!! Sinistro!!! Cabo frio acorda ,!!!! No governo de MIM recebi TDS meus direitos!! Já na outra sai taxada como Che Guevara!!!! E sendo terceirizados a maioria como parentesco no governo com laranja e tal… Em TDS governos!! Licitação ou quem indica???? Culpados são eleitores seguidores irmãozinhos um bando de Bruna surfistinha!??! Postura contagem de mercadorias um dois três quatro quatro quatro quatro cinco seis sete sete sete kkkkkk Pedi pra sair!!! só podridão!!!!! Espero que no ano de 2025 seja menos pior ,que melhore!!!!

Deixe uma resposta