Em assembleia realizada na noite da última quarta-feira (9), o Sepe Lagos — núcleo do Sepe-RJ que organiza trabalhadores da educação básica pública em escolas sitas nas cidades de Cabo Frio, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo — elegeu a Comissão Eleitoral Local que será responsável pela condução das eleições locais da entidade em 2025. Após ampla divulgação, a reunião aconteceu presencialmente na sede do sindicato, no bairro Guarani, em Cabo Frio, e contou com a presença de dezenas de filiadas/os.
Equipe aprovada por unanimidade
O encontro teve início às 19h com a leitura do Regimento Eleitoral e os informes da direção. As dúvidas apresentadas pelos participantes foram esclarecidas coletivamente. Durante a reunião, também foi anunciada a renúncia de Luiz Guilherme Scaldaferri do cargo de conselheiro fiscal do núcleo. Em seguida, foi apresentada uma única chapa para compor a Comissão Eleitoral Local, formada pelos nomes de Alexander Ferreira Santos (docente da rede de Búzios), Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira (docente da rede de Cabo Frio) e Daniel de Oliveira Gomes (docente da Rede Estadual). A proposta foi aprovada por unanimidade.
Calendário estadual e detalhes do pleito
Segundo o Regimento Eleitoral estadual, as eleições para as direções do Sepe Central, núcleos e regionais acontecerão no dia 18 de junho de 2025, com votação eletrônica online, válida para todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro. Caso não seja atingido o quórum, haverá novo período de votação entre 24 e 27 de junho.
O prazo de inscrição de chapas será de 24 a 28 de abril, com as candidaturas sendo registradas presencialmente ou virtualmente junto à Comissão Eleitoral Estadual. Já a campanha eleitoral ocorrerá entre 5 de maio e 17 de junho. A posse das novas direções está prevista para ocorrer até o dia 31 de julho de 2025.
Cada núcleo, como o Sepe Lagos, deve enviar à Comissão Estadual os dados completos dos membros da comissão local eleita. A votação será feita por meio de plataforma online, com a apuração sendo conduzida de forma centralizada pela Comissão Eleitoral Estadual com apoio de uma empresa de tecnologia especializada em eleições sindicais.
Participação e organização do pleito
Terão direito a voto os profissionais de educação filiados até o dia 18 de abril de 2025, desde que estejam em dia com as contribuições sindicais. O regimento também garante o livre acesso de todas as chapas aos meios de comunicação do sindicato, igualdade na produção de materiais de campanha e o compromisso com a transparência em todas as etapas do processo.
Além disso, será promovido um debate público com a participação das chapas concorrentes à Direção Estadual, com filmagem e divulgação pelo site do Sepe-RJ.
Fazendo valer a democracia sindical de base
Com a eleição da Comissão Eleitoral Local, o Sepe Lagos dá o primeiro passo no processo democrático que definirá sua próxima gestão. A atual Direção Colegiada do sindicato reforça a importância da participação de todas as trabalhadoras e trabalhadores filiados em todas as etapas do pleito e seguirá divulgando novas orientações conforme o calendário avançar.
Também reafirma seu compromisso com a democracia operária — o respeito total à vontade da base da categoria —, a pluralidade de ideias, a independência em relação aos governos e partidos e a luta incessante em defesa de uma educação pública de qualidade com valorização real de todos os trabalhadores das escolas, tanto na Região dos Lagos como em todo o estado.
Deixe uma resposta