Dezenas de trabalhadores da rede municipal de ensino de Cabo Frio participaram de assembleia convocada pelo Sepe Lagos (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro, Núcleo Lagos) na terça-feira (7/2). A reunião se deu por videoconferência. Na ocasião, a direção da entidade apresentou à categoria os informes sobre a última audiência realizada com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), que foram também disponibilizados em matéria neste portal. Mais da metade dos participantes na reunião foram novos educadores concursados da rede, que aguardam chamada da Prefeitura para que possam tomar posse de seus cargos.
Os profissionais aprovaram várias medidas de mobilização. A principal delas será uma campanha pela criação de cargos em quantidade condizente com o quadro real de vagas da rede municipal de ensino. Esta medida já vem sendo reivindicada pelo Sepe há bastante tempo e precisa ser aprovada pela Câmara Municipal e posteriormente sancionada pelo prefeito.
Os profissionais também demandaram que o sindicato solicitasse uma audiência com o promotor de justiça André Santos Navega, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Ele é o responsável por acompanhar o cumprimento do último concurso e já confirmou a reunião, que acontecerá no próximo dia 8 de março, às 16h. Participarão diretores do sindicato e integrantes da comissão de base eleita em assembleia do Sepe.
Outra iniciativa deliberada pela assembleia foi a realização de um ato público, que será construído em conjunto pelos diversos setores da educação. A ideia é unir a luta pelo cumprimento do concurso às demandas salariais e trabalhistas de toda a categoria. Este ato será organizado na próxima assembleia, que ficou agendada para o dia 9 de março (dia seguinte à audiência com o MPRJ).
Com estas medidas pretende-se que o sindicato fortaleça ainda mais a pressão sobre o governo pelo atendimento das demandas da rede. A direção colegiada do Sepe Lagos conclama a todos os trabalhadores da educação que participem das ações e busquem acompanhar as redes sociais e portal do sindicato.
Quem luta, conquista! Quem participa, decide!
O Sepe somos nós, nossa força e nossa voz!
Confira a principais propostas aprovadas na Assembleia:
• Campanha pela criação de cargos em número condizente com o quadro real de vagas da rede;
• Agendamento de audiência com MPRJ para debater o cumprimento do concurso de 2020 [confirmada pelo promotor para o dia 8 de março, às 16h];
• Indicativo de ato público a ser construído na próxima assembleia da rede, unindo as principais pautas de reivindicação da categoria: cumprimento do concurso de 2020, reajuste salarial, cumprimento da reserva de 1/3 extraclasse, enquadramentos, pagamento de resíduos trabalhistas, dentre outras questões.
• Nova assembleia no dia seguinte à audiência com o MPRJ, portanto, dia 9/3.
Laurinda Marques Fernandes diz
Os aprovados do concurso que fez para cadastro de reservas, almeja sua convocação nesse concurso, sabemos da carência real do município. Esperamos um parecer favorável com o MP, afinal muito tempo sem concurso e vários anos de renovação de contratos em vagas reais. Que seja feito a justiça a favor dos concursados com criação de novas vagas, suplindo a necessidade real. Tendo em vista também que muitos se aposentou e saíram da rede para outro município. Aguardando convocação. Obrigado
Laurinda Marques Fernandes diz
Os aprovados do concurso de Cabo Frio,que fez para cadastro de reservas, almeja sua convocação nesse concurso, sabemos da carência real do município. Esperamos um parecer favorável com o MP, afinal muito tempo sem concurso e vários anos de renovação de contratos em vagas reais. Que seja feito a justiça a favor dos concursados com criação de novas vagas, suplindo a necessidade real. Tendo em vista também que muitos se aposentou e saíram da rede para outro município. Aguardando convocação. Obrigado