Funcionários Escolares se reúnem pelo fortalecimento das lutas por valorização e direitos

O primeiro encontro de uma série de reuniões itinerantes foi realizado na sede do sindicato no bairro Guarani, em Cabo Frio; as próximas conversas se darão em Tamoios, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo

No dia 3 de abril, uma quarta-feira, o Sepe Lagos realizou a primeira reunião em 2024 de seu Coletivo de Funcionárias/os Escolares. Trata-se de um espaço de debate e elaboração exclusivamente dedicado às demandas de profissionais da educação não-docentes. O coletivo retoma suas reuniões com uma programação mensal de encontros itinerantes que serão realizados em diversas escolas da região. A primeira plenária aconteceu na sede do sindicato, que fica na Rua da Conspiração, nº 85, no bairro Guarani, bastante próxima ao Colégio Estadual Prof. Renato Azevedo.

O encontro teve início com uma oficina de ervas ministrada pela professora Narcisa da Conceição, que integra a coordenação geral do Sepe Lagos. Diretoras da Secretaria de Funcionários, Vânia Regina e Viviane Verissimo, destacaram a importância da participação dos funcionários nas atividades do sindicato.

Foi ressaltado que o Sepe não é um sindicato apenas de professores. Todos os profissionais que trabalham nas escolas públicas de educação básica situadas em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo ou Cabo Frio, sejam elas das redes municipais ou estadual, fazem parte da base do sindicato.

Veja galeria de fotos do encontro (passe para o lado):

Reunião dos Funcionários Escolares (3/4/2024)
Fotos: Ricardo Malagori/Sepe Lagos

Para exemplificar isso, foi relembrada a luta do sindicato junto aos Auxiliares de Serviços Gerais (ASGs) de Cabo Frio contra movimentações compulsórias que a Secretaria Municipal de Educação (Seme) tentou impor em janeiro de 2023.

Durante a reunião foram divulgadas várias campanhas importantes que o sindicato está impulsionando. A direção divulgou a Campanha Contra o Assédio Moral, que inclui a produção de uma cartilha informativa, cartazes e adesivos. Também foi abordada a retomada das eleições para Representantes de Escola, destacando a importância da organização sindical por local de trabalho para o fortalecimento da mobilização da categoria.

Outros informes incluíram orientações sobre a assessoria contábil disponibilizada pelo sindicato aos servidores que precisam apresentar declaração do imposto de renda e os planos do sindicato para a realização de um ato público unificado dos movimentos sociais da região em razão do 1º de maio — Dia Internacional de Luta da Classe Trabalhadora —, além de diversos outros eventos políticos, culturais e de confraternização que serão promovidos pelo Sepe Lagos ao longo do ano.

Propostas importantes foram aprovadas, como a realização de um “protocolaço” na Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio para que os trabalhadores possam requerer pagamentos retroativos e a elaboração de um formulário para funcionários que não receberam atualizações salariais.

O Coletivo de Funcionárias/os se reunirá ao longo de 2024 sempre nas primeiras quartas-feiras de cada mês. Os próximos encontros serão divulgados no portal e nas redes sociais do Sepe Lagos e se darão em escolas de Tamoios, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo.

A reunião encerrou com a eleição da funcionária Cássia Ferreira, trabalhadora da rede municipal de Cabo Frio que representará profissionais da Região no próximo encontro do Coletivo Estadual de Funcionárias/os do Sepe-RJ, no Rio de Janeiro (capital).

A Secretaria de Funcionárias/os do Sepe Lagos busca fortalecer a representação sindical e promover ações coletivas em benefício da categoria. Seja parte destes esforços participando das reuniões e mobilizando seus colegas de trabalho.

Reader Interactions

Deixe uma resposta